quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dai Sensei Yasunori yonamime


                                                                            Por: Francisco Bernardo


29 de Setembro de 1941 –  Nascimento
Local: Nishihara – Okinawa – Japão
Aos 14 anos iniciou os seus treinos com um grupo de amigos, onde cada um tinha o seu estilo de karate e treinavam juntos em grande harmonia.
13 de Agosto de 1961 - Chega ao Brasil, pelo porto de Santos, aos 19 anos, com seus pais e mais sete irmãos menores, sua família fica em Santos, enquanto ele sozinho vem á São Paulo,  para aprender a costurar com a Família de Moromizato Ankiti, que moravam na Rua Zambezé, Vila Carrão.
Após 6 meses ele aluga uma casa, na Rua Gaspar de Lemos e sua família vem se instalar junto a ele. Foram  2 anos de árduo trabalho, sendo que era o único a trabalhar pois os seus irmãos eram bem mais novos, e ele consegue construir a sonhada casa própria da Rua Luis Pinto.
Esta casa era bem ampla e no quintal do fundo ele fez um makiwara, onde treinava sempre que possível, treino que mantem até hoje em seu dojô, mantendo uma média de 300 batidas por dia.
14 de Outubro de 1967 – Casa-se com a Sra. Helena Yonamine, e dessa união nascem os seus 5 filhos: Simone Hatsumi, Cintia Yumi, Naomi, Yuka e Kunihiko, todos eles formaram-se faixas pretas e fizeram parte da Seleção Brasileira, mas seu orgulho maior é ter conseguido levar todos eles para conhecer o berço do karate e a sua Terra Natal, Okinawa.
Neste mesmo período começou a treinar na academia do Mestre Akamine, que se localizava na Rua Oriente, lá treinou até 1976, e adquiriu o 5º Dan.
1968 - Começou a ministrar aulas na Associação Okinawa de Vila Carrão
1975 – Vem ao Brasil o Mestre da Shorin Ryu, Miyahira Katsuya de Okinawa,  e pede para ele representar a Shorin no Brasil, mas ele diz que não gostaria de largar o seu estilo,Goju, sendo assim, o Mestre Miyahira promete apresentá-lo ao Mestre Meitoku Yagui.
1976 –Começa a treinar com o Mestre Meitoku Yagui em Okinawa e recebe o 6º Dan.
1983 – Inaugura o seu Dojo na Rua Zambezé, onde está até hoje
1985 – 8º Dan
1997 – 9º Dan
2011 _ 10º Dan
Formou mais de 200 faixas preta.
Único professor do Continente a ser especialmente convidado pelo governo japonês para realizar demonstrações e ministrar palestras nos principais eventos da modalidade, tais como:  Kokutai/Okinawa – 1987 (Olimpiada Nacional Japonesa)
Campeonato Japonês – 1995
Campeonato Mundial / Okinawa – 1997
Para seu Orgulho seus cinco filhos são faixas pretas e todos integraram a Seleção Brasileira de Karate, feito este nunca realizado por nenhum professor.
Formou-se técnico em Economia pela Okinawa Dai-Gako, em Naha
Foi o professor a receber o 9º Dan com apenas 57 anos de idade.

Ministrou aulas no Brazil, Chile, Portugal, Argentina, Suriname, Canadá, EUA e Romênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário