segunda-feira, 16 de maio de 2016

KATA (Forma/tecnologia)



·      Metodologia

Kata é um conjunto de  movimentos padronizados que contêm uma série de defesas e ataques lógicos e práticos. Para cada kata existe um certo jogo ou movimentos predeterminados que o praticante de karatê pode praticar só, sem um companheiro. Os kata foram criados por grandes mestres  depois de muitos anos de pesquisa, treinando, e experimentando os movimentos em combates reais.
Os kata devem ser executados seguindo uma determinada linha que é chamada “EMBU-ZEN”. Alguns katas são executados em linha reta, outros em linha “T”, “H” e outros  em linhas mais complicadas.
Os kata devem ser executados obedecendo a uma adequada tensão e relaxamento muscular, deslocamentos (Tai-sabaki) do corpo, velocidade e força (Kime), assim como a respiração e o grito (Kiai). 

·      Objetivo


Os kata são organizados racionalmente, de modo a melhorar o desempenho do sistema muscular e de bases para a frente, para o lado e  para trás, são tidos como exercícios excepcionais para desenvolver cada músculo do corpo, assim como aperfeiçoar cada posição.
Sempre que um kata for executado, seu realizador deve retornar à posição inicial ao finalizar o mesmo. Se isto não acontecer, tem-se uma prova de que os passos ou as posições do praticante não foram todos perfeitos, o que demonstra não haver perfeição em seu desempenho.
Antes que o moderno sistema de “Jiyu-Kumite” (combate) tivesse se desenvolvido, esses exercícios de kata eram a forma mais importante da prática do karatê, e as várias técnicas de defesas e ataques estão habilmente aí entrelaçadas, permitindo que sejam praticadas por seus estudiosos, pois kata é a essência do karatê, sem kata não existe o karatê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário