sábado, 14 de maio de 2016

MUDANCAS E VALORES


Por: Claudio Marcio Reis de Paula
Faixa Preta 3º DAN Goju-Ryu

Um fim de semana  diferente... Especial.

Percebi que é tempo de mudanças, é tempo do êxodo. É tempo de procurar novos caminhos e perspectivas, deixando de lado o conforto...


 Em 2009, exatamente nos dias 15 e 16 de agosto, aprendi com um homem, de profunda sabedoria, o caminho do verdadeiro karate-do e justamente por isso extremamente humilde: que somos, pura e essencialmente, frutos do resultado de minha escolha  aprendi a olhar para o futuro; com pureza, esquecendo minhas  vaidades; assim estarei continuamente evoluindo.

Percebi que o VALOR expressado e vivenciado por ele é muito mais que a maneira de ser ou de agir que uma pessoa ou grupo de pessoas, que são reconhecidas como ideal de conduta e aos quais atribuo meros adjetivos de desejáveis ou estimáveis...

Percebi que os que esses valores estão na classe dos VERBOS, que são dinâmicos; e, como  sabemos, fornecem muitas informações significativas: eles exprimem processos, ações, estados ou fenômenos e, por meio da ampla variedade de formas em que se apresentam, indicam a pessoa, o tempo, o modo e a voz do discurso.

Parece um pouco romântico... Até com ares de ostentação... Mas lhes garanto não é. E se me permitem, convido-os a conhecer esta nova perspectiva; nem melhor, nem pior, apenas diferente; que como disse imprime marcas na alma: isto porque é trabalhada como a prata pelos antigos artesãos; trabalhada no calor constante do fogo à lenha; sem pressa; onde as brasas recebem combustível novo abundantemente, mas sempre com o cuidado de manter a temperatura ideal do forno; sempre respeitando as características essenciais do material trabalhado... E assim, com este sentimento de zelo e propriedade, a prata transforma-se, liquefaz-se, transmuta-se, e é neste exato momento, em que o artesão, o Sensei Kim, percebe seu reflexo na superfície da prata, que o trabalho deve se iniciar...

Sou felizardo, por  receber o meu primeiro feixe de lenhas e as brasas... E lhe sou extremamente grato por isso, Sensei, e espero ter perseverança e ser digno o suficiente para no momento exato, sem soberba, humilde como o senhor se fez, perceber a imagem dos valores dos seus ensinamentos refletidos em mim.

Como disse no início percebi, Naquele fim de semana, que é tempo de mudanças, é tempo do êxodo, mas sem orfandade. Que é tempo de definitivamente lançar-me a novos caminhos e perspectivas, deixando o conforto do que acho que sei... Que, sobretudo e principalmente, é tempo de mudar a mim mesmo, pois se não o fizer acabarei não mudando coisa alguma...

Obrigado por me apresentar a possibilidade de mudança Sensei Kim.

Um comentário:

  1. Obrigado pelo carino.
    Me sinto orgulhoso por ter você como um aluno, um amigo e confiar nos meus ensinamentos.
    Deus te abençoe.
    Sensei Kim

    ResponderExcluir