O Karatê traz historicamente uma
vocação educativa, desde os remotos tempos da ilha de Okinawa (Berço do Karatê
Goju-Ryu), onde Chojun Miyagi introduziu-o nas escolas até seu desembarque nas
universidades japonesas.
Aproveitando
esta vocação histórica do Karatê e os resultados benéficos de sua prática,
podemos adaptá-lo à realidade brasileira como excelente resultado
sócio-educativo. A arte Karatê é variável, pois não necessita de um espaço
especial, apenas uma sala limpa e
arejada, um número reduzido de materiais, o uniforme (Kimono) e do mais
importante, que são os recursos humanos
bem preparados.
O Karatê quando bem ensinado por professores qualificados
traz excelentes resultados, principalmente para as crianças, pois estas estão
desenvolvendo a personalidade podendo aceitar melhor as normas educacionais e
de disciplina que são passadas pela arte.
Podemos observar nas crianças de 7 a 17 anos os seguintes
resultados.
ü - Melhoria da noção de limites e diminuição da agressividade;
ü - Desenvolvimento da noção de esquema corporal;
ü - Desenvolvimento dos valores humanos: amizade, solidariedade, companheirismo, respeito e etc.
ü - Desenvolvimento de um pensamento ecológico e comunitário;
ü - Aumento da auto-estima e autoconfiança;
ü - Melhoria da saúde e dos hábitos de higiene;
ü - Melhoria da socialização e do desempenho escolar.
O
Karatê a mais de um século depois de servir como suporte educacional na ilha de Okinawa, ressurge na modernidade de
hoje como uma alternativa viável de suporte no atendimento sócio-educativo nas
escolas e clubes para crianças e adolescentes
de toda classe social.
Em Betim o Sensei Kim vem desenvolvendo um excelente trabalho com
resultados satisfatórios no Colégio Batista
e na região do bairro PTB.
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