quinta-feira, 24 de março de 2016

CIÚME E INVEJA NO MUNDO DO KARATÊ


 Francisco Bernardo de Freitas Filho
Faixa Preta 7º DAN Goju-Ryu 

Ciúme e inveja são duas coisas distintas. Ciúme é o zelo por aquilo que nos pertence e que não queremos perder. Diferente da inveja, que é o desejo de possuir aquilo que não é nosso.                                                                                                                                                                       
Muitas vezes deparamos com o ciúme e a inveja no mundo do karate e especificamente nas competições. Esses sentimentos em minha opinião são os mais difíceis de conviver.  O invejoso tem como objetivo ser tão bom quanto à pessoa invejada, mas quando sente que isso é impossível ela tende a danificar as qualidades do invejado.  Fortes sentimentos de inveja podem conduzir ao desespero, comprometendo muitas vezes a esperança de qualquer ajuda e sucesso.
Somente o convívio diário no Dojo e a compreensão da vida colocam-nos na situação de quem errou ou de quem sofre, e assim clarearmos o raciocínio para a análise dos fatos, que poderá destruir o ciúme e a inveja do coração do invejoso.
Com a prática correta do karate – acompanhado por professores (sensei) altamente qualificados e equilibrados – tende-se a transformar essa emoção que nos parece tão negativa em positiva. Quando invejarmos uma qualidade em alguém, uma posse, ou um bem, ao invés de procurar destruí-lo com fofocas, insinuações maldosas, comentários falsos e mesquinhagem,  devemos usar essa energia para o crescimento próprio, pois é muito saudável termos alguém como modelo, ou algum cargo como meta.
Felizes os praticantes de karate-do que desconhecem a inveja e o ciúme

Nenhum comentário:

Postar um comentário