quarta-feira, 23 de março de 2016

CONTEÚDO DE ENSINO NO KARATÊ

Atualmente se vê a  preocupação dos professores de karate em transmitir seus conhecimentos.  Ao ensinar uma  técnica, ele  explica e demonstra como se aproximar de um adversário com maior rapidez durante um combate, destaca sempre o aperfeiçoamento, controle do contato físico, distância do adversário, entre outros, segundo as regras de competição.
Os valores pedagógicos do karate como: fundamentos técnicos, ataques, defesas, contra-ataques e deslocamentos,  partem de experiências adquiridas em vários anos de prática e tentam  transmitir  seus conhecimentos modificando muitas vezes os verdadeiros significados do karate. Hoje, ser um bom professor requer estudo de pesquisa e um treinamento árduo, não podemos separa o karate marcial do karate esporte. Em 23 anos de convívio com o meu grande mestre Yasonori Yonamini ouço ele dizer: Kim, o professor deve treinar e estudar mais que os alunos. E é nessa linha de raciocínio que venho praticando meu karate ao longo de 40 anos.
Quanto ao desenvolvimento e as  habilidades a serem absorvidas  pelos discípulos, percebemos  um ensino mecânico. A arrogância na metodologia aplicada, principalmente para as crianças e adolescentes,  com o despreparo de alguns professores pode limitar o potencial criativo da geração atual  prejudicando o desenvolvimento da nova geração que busca no karate um esporte de competição. As aulas de karate nos dias de hoje tem que ser enriquecidas com o sentido lúdico, pliometria, estabilização articular e principalmente a ciência dos katas  e  destacando a ampliação dos movimentos para aumentar o repertório da criatividade individual, sem que isto implique na “criação de um novo estilo de karate’.

Dentro desse propósito nos professores,  temos que estar sempre aprimorando os nossos conhecimentos técnicos, didáticos, metodológicos e filosóficos que o karate exige em sua plenitude.

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