quinta-feira, 31 de março de 2016

UMA LINHAGEM CRIADO POR MEITOKO YAGI


Dai Sensei Meitoku Yagi nasceu 6 de março de 1912, é considerado um dos maiores Mestres até os dias de hoje em Goju-ryu. Ele foi um descendente das “36 famílias” que chegaram em Okinawa da China, em 1392. Dai Sensei Yagi começou seu treinamento com o Sensei Chojun Miyagi em 1926, com 14 anos de idade. Nos primeiros anos de treinamento era ensinado apenas o Kata Sanchin, o aluno tinha a obrigação de conhecer muito bem este kata antes de ser autorizado a aprender outro kata. Os treinos eram muito pesados, era exigido muito esforço e dedicação dos alunos, por isso poucos continuavam. 

Quando Yagi Sensei visitava a sauna pública em Okinawa, as pessoas viam as manchas roxas em seu corpo e logo sabiam que treinava no Dojo de Chojun Miyagi. Em sua juventude, Meitoku Yagi era conhecido como “o destruidor de makiwara “. Dai Sensei Yagi não fundou apenas a Meibukan, mas também a Goju-kai (uma associação que inclui todos os praticantes de Goju-ryu). A Meibukan tornou-se um estilo e linhagem do estilo Goju-ryu, tendo suas particularidades, ou seja, Dai Sensei Meitoku YAGI criou um estilo próprio de executar os katas da Goju-ryu, assim também criou seus próprios katas que hoje fazem parte do currículo da escola, são chamados de MEIBUKEN e o Kobudo chamado de MEIBUKAN KOBUJUTSU.

Mestre YAGI sempre defendeu a prática do karatê tradicional, nunca visou ensinar a seus alunos o karatê competitivo, mesmo porque sempre praticou com seu Mestre o karatê espiritual “SEISHIN SHUGYO”.

Dai Sensei Meitoku YAGI, faleceu às 11 horas e 40 minutos do dia 7 de fevereiro de 2003. Na época de sua morte, ele foi considerado como o Karateca mais antigo do mundo. O Mundo do Karatê, definitivamente perdeu um de seus maiores mestres.

Para manter viva a sua arte e filosofia, acredito que devemos sempre preservar os seus princípios, ou seja, preservar o karatê tradicional e espiritual, como ele sempre buscou ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário